terça-feira, 17 de março de 2009

Passos para Doação de Sangue

O CAMINHO DO DOADOR
Chegando ao local da campanha, o doador passará pelas seguintes etapas em sua doação de sangue:
Cadastro: Recepção inicial ao doador, com atualização e conferências dos dados pessoais, o doador deverá apresentar um documento oficial com foto.
Pré-Triagem: Nessa etapa são avaliados alguns parâmetros clínicos e laboratoriais do doador: Pressão Arterial, Temperatura, Pulso, Peso e Dosagem de hematócrito (teste de anemia, cuja verificação é feita através de uma gota de sangue).
Triagem Clínica: Uma entrevista é realizada com o doador, a fim de verificar se existe alguma contra-indicação à doação de sangue. Essa etapa visa proteger tanto o doador, evitando coletas em situações que possam colocar em risco sua saúde, quanto proteger o paciente que receberá o sangue. A entrevista é confidencial.
SUA SINCERIDADE É ESSENCIAL PARA GARANTIR A QUALIDADE DO SANGUE DOADO.
Coleta: Etapa na qual ocorre a doação propriamente dita. Realizada dentro de estritas normas técnicas por profissionais especializados, para a máxima segurança do doador. O tempo para a coleta do sangue é de aproximadamente 10 minutos.
Lanche: Visa iniciar a reposição do volume sanguíneo retirado, bem como permitir a observação do doador após a coleta, diminuindo as chances de reações à doação. É também uma etapa obrigatória da doação.

IMPORTANTE: O sangue coletado passa por exames rigorosos, caso haja algum problema, o doador é contatado diretamente pela equipe do Hemorgs.
Maiores informações: 54 3244 1177 ramal 204